terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sistemas operacionais móveis e suas diferenças


Ao pensar em sistemas operacionais móveis, vem uma série de dúvidas na cabeça de muita gente. Qual é o melhor? Qual é o mais acessível? O que difere um do outro?
Para tentar responder a essas perguntas explicarei um pouco sobre os principais sistemas operacionais móveis, que são: Mac OSX, da Apple; Symbian, fruto da parceria entre Ericsson, Nokia, Motorola e PSION; Windows Mobile, da Microsoft; Android, da Google (que conta com um grupo de mais de 34 empresas para bancá-lo); Blackberry; Palm webOS, da Palm e o Bada, da Samsung.
O SO Mac OSX tem como foco o suporte para tecnologias de reconhecimento de toques múltiplos, de inclinação e de multimídia. Devemos concordar que os aparelhos móveis da Apple são sensacionais, porém o Mac é cheio de limitações e tem um custo alto, exemplo disso é o Iphone ou Ipad.
Já o Symbian tem como objetivo manter a integridade e segurança de dados, evitar desperdício de tempo do usuário e trabalhar com recursos escassos. O que ás vezes prejudica esse SO é sua grande variação de versões, pois muitas vezes o que funciona em uma, não funciona na outra. Um exemplo de aparelho com esse sistema operacional é o Nokia C5.
Entretanto, o sistema operacional da Microsoft investe em aparelhos com foco mais corporativo, utilizando recursos como gerenciadores de email, editores de arquivos, isso porque ele conta com todo o pacote de ferramentas da Microsoft, como o navegador Internet Explorer e o reprodutor de áudio e vídeo Windows Media Player.
Para falar do Android sou um tanto suspeita, pois adoro esse SO. O sistema operacional da gigante Google vem ganhando cada vez mais espaço no mundo móvel, sendo muito acessível a todos, além de ter um grande suporte para todo tipo de conexão sem fio e multimídia, por ser extremamente versátil e ter um baixo custo. Um exemplo de aparelho com esse sistema é o Smartphone LG Optimus One.
O BlackBerry seria o sistema operacional ideal para a comunicação empresarial, já que ele tem funções mais voltadas para a troca de mensagens de texto, navegação na internet e troca de emails.
  Já o sistema operacional da Palm, não fez muito sucesso e acabou se tornando um sistema descontinuado, isto é, para quem gosta de novidades esse SO não é uma boa opção.
 Enfim, temos a Samsung, que em 2009 lançou o SO Bada, isso aconteceu logo após a empresa perceber que estava perdendo dinheiro por vender mais de 40 milhões de aparelhos touchscreen, quando estes usavam sistemas operacionais de outras empresas. Por ser um sistema recente, o Bada tem poucas novidades e informações.
Cada um desses sistemas operacionais tem seu fraco e seu forte, cada um investe em focos diferentes. Portanto, para responder a suas perguntas procure analisar pelo seu gosto, sua necessidade e pelas funções do sistema.

           Nos próximos post’s, escreveremos mais sobre a história de cada um desses sistemas operacionais móveis. Quem criou? Onde e quando foi criado? Como tudo ocorreu pra chegar até onde cada um está hoje?  A resposta para essas perguntas vocês terão na próxima semana.                


Por: Laryssa Pereira.
                                                                                                                        
 Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário